O GESTOR DE PESSOAS
Aos poucos, Redecker foi buscando no mercado pessoas das mais distintas áreas: exportação, comunicação, administração, do setor público e até mesmo, do Exército. Importava o conhecimento e, sobretudo, como cada um poderia contribuir no atendimento de demandas e no contato direto com sua excelência, o eleitor.
Redecker era generoso e sabia reconhecer a dedicação de cada um. Muito cedo implantou a meritocracia em seu gabinete como forma de premiar o trabalho de seus colaboradores.
Quem trabalhava com ele sabia que Júlio Redecker era duro, mas justo. “Precisamos ser afável com as pessoas, áspero com os problemas”, dizia. Para trabalhar na equipe, o candidato precisava saber que não teria horário, invariavelmente trabalharia aos finais de semana e poderia receber um telefonema à noite ou nas primeiras horas da manhã.
Se houvesse algum ruído com lideranças ou com um eleitor, Redecker primeiro defendia sua equipe. Diante do problema, não hesitava em dizer: “Não é comum isso acontecer no meu gabinete. Vou ver com minha assessoria o que aconteceu e volto a lhe dar retorno”. Após ouvir as partes, se a razão fosse do assessor, não media esforços para defender o time. Com isso, ganhava o grupo e sinalizava para o líder que a equipe poderia falhar, mas essas pessoas eram de sua absoluta confiança e que, cada um, à sua maneira, contribuía para seu sucesso.
Júlio Redecker cobrava. E Muito. Tinha pouca paciência para falhas repetidas. “Checar e rechecar. Não esqueçam disso!”. “Deem retorno!”. Cada cobrança era, na verdade, encaminhamento para o acerto e melhoria pessoal. Ele queria que todos estudassem. Falassem línguas. Viajassem. Crescessem como líderes e pessoas. “Quero que todos estejam bem”.
E todos sabíamos que não estávamos sentando tijolos, mas construindo uma catedral. “Vamos entrar de mãos dadas no Palácio Piratini”. Quis o destino que essa profecia não se concretizasse, mas todos sabemos que fizemos história ao trabalhar com um homem que marcaria a vida de cada um para sempre a partir do trabalho e de valores sólidos.